Nascidos da Carne
Ao contrário do que muitos pensam, ter uma religião não é garantia de vida com qualidade, muito menos de salvação. Prova disto, são as pessoas que embora religiosas e fiéis à tradição de seus antepassados, encontram-se perdidas, desorientadas, cheias de problemas.
A própria Bíblia nos adverte e orienta a respeito da religiosidade: “Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele” (João 3:1,2).
Percebemos nesta passagem que Nicodemos reconhecia a natureza divina de Jesus, em função dos milagres por Ele realizados. Mesmo assim, temendo que duvidassem de sua religiosidade, Nicodemos procurou esconder-se das pessoas, indo se encontrar à noite com o Senhor Jesus.
Em outras palavras, ele agiu como alguns que procuram omitir que são cristãos, ou seja, vão à igreja, mas se escondem atrás de óculos escuros para que não sejam reconhecidos. No entanto, quando uma pessoa é verdadeiramente de Deus, não dá para esconder, porque a luz que existe no seu interior, reflete-se numa vida abençoada.
Diferentemente daqueles que são apenas freqüentadores de igreja. A estes o Senhor Jesus orienta: “... Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (João 3:3-5)
A água mencionada no texto bíblico representa a Palavra de Deus. Quer dizer, para entrar no Reino de Deus não basta ter uma religião, mas é necessário aceitar, sem reservas, o que está escrito na Bíblia e nascer do Espírito de Deus. Infelizmente, temos visto muitos que até aceitam e conhecem bem a Palavra, mas permanecem fora do Reino de Deus, pois revelam isto pela vida que levam. Estas pessoas ainda não compreenderam, a exemplo de Nicodemos, que só é possível ter uma vida feliz, com paz e, de fato, livre da ação do mal, quando se tem um real encontro com Deus.
No dia em que o Espírito Santo vier sobre você e fizer um milagre no seu interior, toda a sua vida será transformada. As suas idéias, os seus pensamentos, o seu comportamento, o seu coração vai mudar. Você passará a ver as pessoas como Deus as vê, ou seja, terá bons olhos. Você passará a ter o caráter, a personalidade, o DNA de Deus.
Mas, para que este milagre aconteça, precisamos reconhecer que estamos perdidos e precisamos, de fato e de verdade, de Deus. Ao ver esta necessidade, este desejo, esta busca por uma intimidade maior com o Criador, o Espírito Santo, então, faz a apresentação do ser humano ao ser espiritual, que é o Senhor Jesus e aí acontece o milagre do novo nascimento. A partir deste momento, a pessoa entra no Reino de Deus.
Jesus disse: “O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo” (João 3:6,7). Em outras palavras, existem duas igrejas: a física e a espiritual. A igreja espiritual é formada por pessoas que trazem consigo, no coração, o Reino de Deus. Porém, estas pessoas – nascidas de novo – convivem com aqueles que representam a igreja física, ou seja, que não dão testemunho de Jesus, mas sim, da denominação a qual pertencem. Estes últimos são religiosos, nascidos da carne.
É na igreja física que nascem os problemas, pois os nascidos da carne são fracos na fé. São pessoas desequilibradas emocionalmente, inseguras, cheias de fobias. Porém, os nascidos de Deus são fortes e prevalecem sobre todas as dificuldades.
Diante disto, reflita e depois responda: Olhando para a sua vida, este reino no qual você se encontra é mesmo de Deus?
Caso a resposta seja negativa, lembre-se que a porta do Reino de Deus é estreita, mas está aberta para os humildes de coração, pois só Ele é capaz de endireitar o que você, com toda a sua capacidade e conhecimento, ainda não conseguiu.
Arrependimento e Batismo nas Águas
capacita os convertidos para viverem uma nova vida? Como preservar a fé enquanto estivermos neste mundo? Apenas o batismo nas águas tem o poder de operar essa mudança e só uma atitude de fé será capaz de vencer as paixões da carne, possibilitando que o cristão viva em espírito. Por essa razão, o batismo nas águas é o marco divisor para a mudança de todo o cristão.
Para termos uma idéia mais clara sobre o batismo, vale lembrar que os filhos de Israel tiveram seu batismo quando atravessaram o Mar Vermelho. Quarenta anos mais tarde, enquanto atravessavam o Rio Jordão, os filhos dessa geração rebelde também foram batizados, antes de entrarem na Terra Prometida.
Entretanto, o batismo nas águas seria desnecessário se a conversão fosse seguida pela morte física, a exemplo do ladrão redimido na cruz. Naquele momento, ele não necessitava de batismo porque sua morte era iminente.
Na guerra entre as inclinações da carne contra as do espírito, a carne sempre leva vantagem. Existe apenas um meio de sobrepujar a fraqueza da carne: eliminá-la definitivamente por meio do batismo nas águas.
O ato do batismo nas águas simboliza a morte total da carne. Veja como o apóstolo Paulo trata desse assunto com os cristãos romanos:
“Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com Ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. (...) sabendo isto: que foi crucificado com Ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos” (Romanos 6.3-6).
Com o batismo nas águas, é possível traçar um paralelo entre a morte e a ressurreição do Senhor e de Seus discípulos. Se o Senhor Jesus morreu, Seus seguidores têm de morrer também! Como? O batismo nas águas simboliza a morte do pecado. Isso significa dizer que o candidato ao batismo, antes, precisa morrer para si mesmo e para o mundo. Ao seguir o Senhor, o candidato ao batismo tem de livrar-se de sua carne, renunciando seus desejos, concupiscências e inclinações.
Esse tipo de morte envolve arrependimento sincero, pois só ele pode trazer atitudes concretas, como renúncia, desprezo e ódio ao pecado. O arrependimento verdadeiro não tem nada a ver com o sentimento de remorso. Se a pessoa for batizada apenas sentindo remorso do que praticou no passado, seu batismo não lhe trará nenhum benefício espiritual
Como Nascer do Espirito Santo?
Santo
E obvio que o nascido de uma criança depende exclusivamente dos pais.mas isso ocorre somente neste mundo.no mundo espiritual,o mundo de Deus,o nascimento da agua e do espirito santo depende da vontade do candidato e de Deus.A parceria faz_se necessaria porque Deus nao impoe sua vontade a ninguem.para ele operar na vida de uma pessoa e necessario que esta pessoa entre em acordo com ele.e no caso de um nascimento de um filho de Deus,nao somente e imprescindivel a manifestaçao da vontade do candidato,mas tambem precisa gaver esforço sobrenatural do seu querer.O senhor jesus ensina que o reino de Deus e tomado por esforço:''desde de os dias de joao batista ate agora;o reino dos ceus e tomado por esforço,e os que se esforçam se apoderam dele''[mateus 11.12]. E preciso que o candidato renuncie a si mesmo e ao mundo,sacrificando sua vontade a cada dia,mostrando,assim,sua determinaçao em em ser de Deus.essa açao e seguida por uma vida moldada pela palavra do senhor,cujo poder purifica a mente do candidato,estruturando[a] segundoa sua vontade.assim,o Espirito Santo vem e opera nele a nova criatura.
vem e opera nele a nova criatura.
Nascidos do Espirito Santo
O nascido do Espirito Santo nao depende de cargos ou diplomas universitarios para ser ser de Deus,mas de sua experiencia pessoal com o propio Espirito Santo.ao nascer de Deus,a imagem espiritual corrompida do primeiro adao e apagada e ele assume a imagem espiritual santa,separada,do segundo Adao,que e jesus.porque ''o primeiro Homem,Adao,foi feito alma vivente.o ultimo Adao,porem,e espirito vivente''[1 corintios 15.45].
o nascido do Espirito Santo possui a mesma natureza espiritual do Senhor Jesusnao e um sonho ou utopia de perfeiçao,porem uma necessidade requerida pelo proprio filho de Deus:''o que e nascido da carne e carne;e oq ue e nascido do Espirito e Espirito''[Joao 3.6]. somente os nascidos do Espirito recebem unçao da mesma forma como o Senhor Jesus recebeu do pai.por isso,tambem estao habilitados para fazer semelhante a obra e ate maiores.A vinda do Espirito Santo nao presenteia os servos do Senhor Jesus apenas com dons de poder,mas,sobretudo,para formar neles o carater de Deus.o Senhor Jesus nao possuia so unçao.mas tambem o carater de Deus.e o mesmo acontece com todos os que nascem dele,ou seja,recebem sua natureza,seu carater e o poder de ser filho de Deus.